Para quem já trabalha no mercado de climatização, estes são termos comuns. Alguns inclusive sabem diferenciar estes sistemas só por fotos.
Mas para quem está começando, a gente dá uma ajuda: existem diferenças básicas entre os sistemas de expansão direta e os sistemas de expansão indireta.
Primeiramente, precisamos listar os sistemas de ar condicionado mais comuns:
– Split (comum ou inverter)
– Multi Split
– VRF
– Self Contained
– Chiller (ar ou água)
Dito isto, vamos a definição básica dos sistemas.
O sistema de expansão direta consiste em um circuito fechado onde o fluido refrigerante é responsável pelo resfriamento do ar, ou seja, o fluido troca calor diretamente com o ar.
Já no sistema de expansão indireta, também conhecido como sistema de água gelada, o fluido refrigerante troca calor com a água, que é responsável por diminuir a temperatura do ar circulante.
Entendemos então que todo o sistema que necessitar de um intermediário para realizar o resfriamento do ar circulante, poderá ser considerado um sistema de expansão indireta. E os que não precisam, expansão direta.
E aí, agora conta pra gente: VRF é um sistema de expansão direta ou indireta?
Descubra qual o tipo de sistema certo para sua edificação ou obra com a gente. Existem diferentes aplicações que resultam na melhor opção de controle térmico.
Conte com o Grupo Artemp para descobrir qual é a sua.