O que são as expansões diretas e indiretas



Para quem já trabalha no mercado de climatização, estes são termos comuns. Alguns inclusive sabem diferenciar estes sistemas só por fotos.

Mas para quem está começando, a gente dá uma ajuda: existem diferenças básicas entre os sistemas de expansão direta e os sistemas de expansão indireta.

Primeiramente, precisamos listar os sistemas de ar condicionado mais comuns:

– Split (comum ou inverter)
– Multi Split
– VRF
– Self Contained
– Chiller (ar ou água)

Dito isto, vamos a definição básica dos sistemas.

O sistema de expansão direta consiste em um circuito fechado onde o fluido refrigerante é responsável pelo resfriamento do ar, ou seja, o fluido troca calor diretamente com o ar.

Já no sistema de expansão indireta, também conhecido como sistema de água gelada, o fluido refrigerante troca calor com a água, que é responsável por diminuir a temperatura do ar circulante.

Entendemos então que todo o sistema que necessitar de um intermediário para realizar o resfriamento do ar circulante, poderá ser considerado um sistema de expansão indireta. E os que não precisam, expansão direta.

E aí, agora conta pra gente: VRF é um sistema de expansão direta ou indireta?

Descubra qual o tipo de sistema certo para sua edificação ou obra com a gente. Existem diferentes aplicações que resultam na melhor opção de controle térmico.

Conte com o Grupo Artemp para descobrir qual é a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *