? Qual a umidade ideal do ar?

Primeiro precisamos entender o que é a umidade: umidade do ar ou atmosférica é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor. Em maior ou menor presença, tem a capacidade de influenciar no conforto térmico ou em nossa saúde.

Um ambiente muito seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele, entre outros. Já um ambiente com excesso de umidade é o ideal para a proliferação de fungos, bactérias e ácaros, além do aparecimento de mofo e alergias.

Mas qual a umidade relativa do ar ideal e como controlar?

A faixa ideal recomendada pela RE N° 9 da ANVISA é de 40% a 65% durante todo o ano. Existem alguns medidores de umidade disponíveis no mercado, mas a detecção pode ser feita sem aparato tecnológico. Basta procurar por:

● Manchas de bolor nos cantos dos cômodos
● Cheiro forte dentro de armários ou guarda roupas
● Móveis de madeira visualmente úmidos
● Reações alérgicas em qualquer época do ano

Alguns modelos de ar-condicionado mais modernos já dispõem da função “Dry”, que é a responsável pela desumidificação do ambiente. Dias de chuvas intensas são os ideais para o uso da função.

Seu aparelho não possui esta função? Precisa de ajuda para entender melhor como funciona o processo de desumidificação? A gente te ajuda. Estamos disponíveis agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *