Como saber se meu aparelho é eficiente no consumo de energia?

A maioria dos meios para produção de energia elétrica existentes hoje não são renováveis.

O alto consumo da energia demanda alta produção, resultando no desperdício de água, busca incessante por petróleo e liberação de gases poluentes na atmosfera.

Ainda não existem soluções definitivas para a produção renovável de energia, mas nós podemos optar por aparelhos eletrônicos que asseguram um menor consumo, resultando numa economia financeira e menor impacto ambiental.

Para saber se o seu aparelho é eficiente no consumo de energia, basta procurar pela etiqueta de eficiência energética, também chamada de ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

A etiqueta apresenta alguns dados do produto, como marca, modelo e tensão, e um gráfico em barras, que aponta em qual “posição” de eficiência aquele eletrodoméstico se encontra. Os mais eficientes ganham conceito A, os menos eficientes ficam com E, F ou G, dependendo do produto.

Os melhores produtos em cada categoria ganham também um selo de eficiência energética, emitido pelo Procel. Na imagem conseguimos visualizar os dois selos, garantindo um consumo eficiente de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *