Os sistemas de climatização e as suas funções

As vertentes da climatização vão além do simples ato de diminuir a temperatura de um ambiente de maneira artificial.

Conhecido tecnicamente como AVAC (ou HVAC, do inglês Heating, Ventilating and Air Conditioning) o universo da climatização abrange técnicas como a do aquecimento, a da ventilação, a da refrigeração e a própria climatização, sempre visando o conforto ambiental interior, sobretudo em edifícios e em veículos.

Suas aplicações são infinitas, podendo atender diversos públicos, empreendimentos, produtos e finalidades, utilizando os princípios da termodinâmica, da mecânica dos fluidos e da transferência de calor, oriundos da Engenharia Mecânica.

Na técnica de aquecimento, o intuito principal é manter estável e confortável a temperatura do ar em condições extremamente frias. Secundariamente, ela pode ser utilizada para a manutenção da umidade relativa máxima do ar (reaquecimento do ar);

A ventilação é a principal responsável pela renovação do ar (remoção de dióxido de carbono) que circula no ambiente. Também auxilia na remoção da umidade, dos odores e outros contaminantes. Em alguns lugares, é obrigatória a sua instalação, como em centros cirúrgicos ou salas de isolamento e locais com alto risco de infecção hospitalar;

Já a refrigeração retira o calor do ambiente controlando e mantendo a baixa temperatura, resfriando o ar de forma artificial. É uma técnica frequentemente utilizada na conservação de alimentos e de outros produtos perecíveis que necessitam estar em temperaturas negativas.

E o ar condicionado é a parte mais conhecida da sigla AVAC ou AVAC-R. É um sistema responsável pelo controle de temperatura e ventilação do ambiente. Também filtra o ar utilizado e retira impurezas e contaminantes nocivos à saúde. Seu objetivo é promover uma sensação térmica confortável aos seus utilizadores.

Converse com quem sabe. Somos referência em HVAC na Região Nordeste. Trabalhamos com aquecimento, ventilação e climatização de ambientes com uma experiência de 25 anos.

Conte com o Grupo Artemp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *