Nós já falamos bastante do Chiller por aqui, e inclusive exploramos suas aplicações em diferentes cenários.
Hoje, como parte da nossa série que detalha os sistemas de ar condicionado mais comuns, vamos refrescar um pouco a sua memória, e te lembrar detalhes importantes deste equipamento que compõe um dos sistemas mais robustos de climatização.
Os Chillers são equipamentos sistêmicos responsáveis pelo resfriamento de água utilizados nos sistemas de climatização, podendo ter sua capacidade térmica dimensionada para atender grandes empreendimentos.
Os dois principais tipos de Chillers existentes no mercado são o de Condensação a Ar e o de Condensação a Água.
No primeiro, o gás refrigerante que atravessa as serpentinas perde calor para o ar do ambiente, proporcionando a mudança de vapor para líquido. Já no segundo, o gás perde calor para a água proveniente das torres de resfriamento, que atravessa as aletas ou os tubos dispostos no interior do condensador, proporcionando sua transformação para o estado líquido.
Os Chillers possuem alta tecnologia, proporcionando desempenho e segurança. A instalação de forma correta é de suma importância para o seu funcionamento adequado, bem como uma manutenção preventiva por profissionais qualificados.
Este sistema é comumente utilizado em shoppings, hospitais e outros empreendimentos de médio e grande porte, podendo também ser aplicado em residências e comércios.
Existem outros sistemas de climatização que podem ser indicados, dependendo do ambiente que se deseja climatizar. Por isso, fale com a gente.
Estamos disponíveis agora para te ajudar na renovação do seu clima.
Somos o Grupo Artemp.