O que são as torres de resfriamento?



É comum observarmos em alguns empreendimentos de médio e grande porte, que possuem bastante espaço físico disponível, a instalação de grandes torres nos terraços.

Amplamente utilizadas em locais que exigem um sistema de climatização mais robusto, as torres de refrigeração são integrantes dos sistemas de água gelada e auxiliam no processo de condensação da água, e consequentemente, no resfriamento do ar condicionado.

Sua principal função é eliminar o calor dos sistemas para a atmosfera. De forma simples, após circular no sistema, a água quente entra na torre, fazendo com que uma porção evapore. O resultante deste processo é coletado na bacia de água fria e depois é devolvido ao sistema para absorver mais calor.

Detalhando o percurso, a água entra pela parte superior da torre, sendo distribuída ao enchimento de contato utilizando os bicos ou bocais de distribuição. Nesse momento é acionado o ventilador da parte superior ou lateral da torre, que aspira e insufla o ar para o interior, fazendo com que passe pelo enchimento, ocorrendo então a transferência de calor. Nesse momento, o ar quente sai pela parte superior da torre liberando a água fria através do bocal de saída instalado na bacia de água fria.

A principal vantagem destes equipamentos em um sistema de água gelada é a reutilização dessa água que circula neles. A perda é muito pequena, o que ocasiona a economia de recursos hídricos.

Elas são comumente instaladas em terraços, pois ocupam bastante espaço, já que precisam de tubulações e conexões extensas. Apesar disso, consomem pouca energia, economizando também na parte elétrica, já que a maior parte de seu funcionamento é mecânico.

Quer saber como uma torre de resfriamento pode fazer mais auxiliando na execução eficiente do seu sistema de climatização? Fale conosco.

Conte com quem faz mais. Conte com o Grupo Artemp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *