Como são feito os dutos?

Feitos de materiais extremamente leves e duráveis, os dutos são responsáveis por conduzir o ar climatizado aos fan-coils e evaporadoras que nos entregam o ar na temperatura que escolhemos.

Em sua maioria são confeccionados com chapas de aço ou de alumínio galvanizado, e em obras e sistemas mais recentes, com chapas de MPU: painel formado por espuma rígida de poliuretano expandido e revestido com alumínio gofrado em ambos os lados.

Eles podem ser produzidos de forma automatizada ou manual. Na automatizada, máquinas de formação TDF/TDC com bobinas personalizadas para cada projeto recebem chapas de aço ou alumínio inteiras que vão sendo moldadas no percurso, resultando no duto pronto para ser fechado e entregue para composição do sistema de climatização.

Também podem ser fabricados de maneira automatizada os dutos de MPU, que por serem mais leves e maleáveis, recebem apenas os cortes por meio da máquina, e sua dobragem e montagem final é realizada com intervenção humana.

Na forma manual, o funileiro ou duteiro recebe a chapa de aço, alumínio ou MPU inteira e nela realiza as marcações de corte. Com uma tesoura ou máquina específica, inicia o processo de laminação obedecendo as marcações e prossegue com os cortes das dobras.

Depois, realiza a fixação com parafusos e o acabamento com uma cola especial que é aplicada nos pontos de encaixe, e finaliza com fita adesiva aluminizada em alguns tipos de duto, como os de MPU, por exemplo.

Para sistemas de climatização em grandes espaços, ou dependentes de uma central robusta (chillers e VRFs) os dutos são componentes importantes na entrega de um ar de qualidade. É necessário ficar atento ao processo de montagem e como são instalados.

Não fique na dúvida.

Conte com quem tem experiência e é referência em instalações de grandes sistemas de climatização. Conte com o Grupo Artemp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *